Uso de revestimentos para trazer sofisticação ou proporcionar novas soluções para antigos ambientes

As diferentes matérias-primas usadas para revestir paredes têm caído no gosto de requisitados profissionais

Para criar um ambiente bonito e harmonioso, é importante que todos os detalhes da decoração conversem entre si: móveis, cores, acessórios e texturas, sendo as paredes pontos de destaque de um projeto. Seja residencial, seja comercial, em paredes internas ou externas, o que é certo é que quando as paredes recebem revestimento – tendência do momento – recebem também um ar de sofisticação.

Existem opções para os gostos mais variados, a escolha é feita de acordo com a personalidade do morador ou com o estilo do cômodo. O mercado disponibiliza diversificadas matérias-primas para executar o revestimento, como madeira, cimento, pedras, porcelanato, gesso, restando ao decorador aliar a criatividade ao bom gosto. Para isso, selecionamos alguns projetos desenvolvidos por arquitetos e designers de interiores que são, no mínimo, inspiração.
 
Rústico
 
O projeto criado pela designer de interiores Camylla Fay busca transmitir aparência rústica, porém, com estilo urbano e contemporâneo. “Na fachada, usei revestimento de tijolinho à vista e bambu de fibra natural. Nas paredes internas e nos pilares dos corredores das entradas, também optei pelo bambu, que é resistente e proporciona sensação de aconchego. Já o tijolinho é um utensílio versátil, que se encaixa em qualquer decoração, possibilitando ainda a personalização de sua cor. Ele pode ser natural, em pátina, demolição e pintado. Neste caso colocamos o natural”, diz.
 
 
Contemporâneo
 
 
A bela residência em branco e cinza concebida pelo arquiteto Elon Pfeiffer tem sua volumetria marcada por diferentes materiais. “Usamos a pintura branca nas curvas e paredes em segundo plano e o porcelanato cinza assinalando o acesso principal à casa. Aparecem, também, elementos contemporâneos, como a pele de vidro em pé-direito duplo e áreas integradas dentro casa. Na parte externa elegemos o porcelanato cinza acetinado”, descreve.  

 
Despojado
 
Na sala de estar, ponto alto do apartamento decorado pela arquiteta e designer de interiores Vanessa von Glehn, foram associadas beleza e facilidade na manutenção. “O casal de moradores queria algo que realçasse, mas que não fosse difícil de cuidar. Então preferimos usar quadrados de madeira de demolição Sonotto em uma das paredes e fórmica branca com filetes em metal na outra”, conta. Na concepção desse imóvel predominou a elegância, com ênfase no conforto e sofisticação, por meio das linhas retas, texturas, além da integração com os tecidos, móveis, cortina e iluminação.  

 
Elegante
 
A finalidade principal do revestimento de parede é deixar o ambiente mais bonito, no entanto, a arquiteta Silvana Andrade o aproveitou para solucionar um problema: “No meio da sala, havia dois pilares e queríamos disfarçá-los, para isso, envolvemos uma lâmina natural de madeira, combinando com o piso (em acabamento de mármore travertino levigado e resinado) da cozinha gourmet. Conseguimos um visual de requinte, porém despojado, com definição contemporânea clássica. Esse material é natural e absorve bem os produtos de limpeza”, indica.
 
 

 
 
Fonte: http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/revista/2016/05/09/interna_revista,2937/o-charme-dos-revestimentos.shtml
Rolar para cima