Manta Asfáltica: Confira os diversos tipos, formas de aplicação, durabilidade e média de preços

manta asfáltica
e suas funcionalidades

Principais tipos e como aplicar

a importância da impermeabilização com manta asfáltica

A impermeabilização de superfícies é primordial para evitar problemas futuros, sobretudo em locais no qual há alta ocorrência de chuvas. Além disso, esse método previne a umidade e garante que paredes fiquem sempre secas, o que garante segurança aos moradores de uma residência.

Atualmente, há uma série de produtos utilizados para esse fim, cada qual com uma variedade e tipo de aplicação. Tudo depende do material e como se adapta a determinada superfície, como telhados ou lajes, por exemplo. Entre as melhores alternativas, a manta asfáltica é destaque.

De acordo com especialistas, manta asfáltica é considerada um sistema de impermeabilização formado por asfalto, elastômeros, além de uma manta que pode ser confeccionada com poliéster, fibra de vidro, borracha, entre outras variações.

Embora haja essa diversidade no aspecto da manta, o objetivo vale para todos os tipos: impermeabilizar superfícies como lajes, telhados, paredes, etc. Algumas são mais fortes e duráveis, outras resistem melhor aos raios ultravioleta, por isso é possível conhecer para definir a melhor opção para o seu projeto.

Entre as vantagens, citamos justamente a capacidade de impermeabilizar completamente diversos locais, facilidade na instalação, versatilidade de modelos, além do custo.

a manta asfáltica pode ser aplicada em diversas superfícies:

Manta asfáltica para laje

Em lajes, a manta asfáltica é fácil de ser instalada, principalmente por meio da técnica aderida. Nesse caso, o processo acontece por meio da ligação à superfície com asfalto ou maçarico. Além disso, muitas pessoas escolhem os modelos aluminizados ou ardosiados, ideais para lajes não transitáveis e áreas de cobertura em geral.

Manta asfáltica para parede

Muita gente aposta na manta asfáltica para a impermeabilização de paredes, por meio da aplicação dos rolos com poliéster ou fibra de vidro, com boa aderência em várias superfícies. De modo geral, é um processo ideal para locais propensos à umidade ou com contato frequente com água, como muros e fachadas, além de áreas internas.

Estimate Engenharia Construções e Pinturas Especiais - malha_asfaltica_4

Manta asfáltica para telhado

O telhado é um dos principais locais para realizar a impermeabilização com manta asfáltica. A aplicação pode ser feita com rolos de diversos materiais, de acordo com as características de cada projeto. Assim, é possível evitar problemas como vazamentos ou umidade. Quando se trata dos modelos, a versão de alumínio se destaca por evitar o aquecimento da área interna da casa, fator muito importante para deixar o ambiente agradável

Manta asfáltica para piscina

O processo de impermeabilização da piscina deve ser realizado logo na construção, sobretudo em grandes estruturas. Entretanto, fatores como inclinação do solo e tamanho são cruciais para definir o melhor tipo de manta asfáltica para aplicar. O material é importante para evitar vazamentos, infiltrações no subsolo, umidade e desgastes em geral. Em todo caso, é ideal contar com um especialista e com mão de obra especializada para um bom resultado.

A durabilidade da impermeabilização com manta asfáltica depende de diversos fatores:

  • Projeto de impermeabilização: infelizmente, o projeto ainda é negligenciado por muitas construtoras – mas é muito importante para a especificação do material correto a ser utilizado em cada área;
  • Especificação adequada dos materiais: é essencial que o tipo de manta asfáltica especificado para o uso seja adequado à área, apresentando as resistências necessárias para garantir que não surjam infiltrações;
  • Dimensionamento do sistema de escoamento da laje: na fase de construção, é importante que o sistema de escoamento seja bem planejado para que não comprometa a impermeabilização;
  • Aplicação com mão-de-obra qualificada: apesar de ser um sistema relativamente simples, a manta asfáltica tem diversas particularidades (principalmente no que diz respeito ao cuidado com pontos críticos como ralos, rodapés e desníveis, por exemplo) que precisam ser respeitadas pelos aplicadores, para que não hajam defeitos que comprometam a durabilidade da impermeabilização;
  • Manutenção adequada: mesmo com todo o planejamento e aplicação sendo executados da forma correta, é preciso ter cuidado com a manutenção da impermeabilização – colocar peso em excesso sobre a impermeabilização que não tenha sido especificada para isso pode causar falhas, assim como perfurações da impermeabilização na instalação de antenas, por exemplo, podem danificar o sistema, de acordo com Moraes (2002, p. 39).

Respeitando todos estes aspectos, a durabilidade projetada pelos fabricantes pode ser alcançada.

Aplicação da manta asfáltica com maçarico

Dicas de aplicação

Além das placas/rolos, é necessário contar com um maçarico de alta pressão, luvas e espátula para proteção do corpo. O processo é prático:

1. Primeiramente, a área deve ser limpa, seca e estar totalmente regular;
2. Recomenda-se a aplicação de uma tinta de ligação entre a superfície e a manta, conhecida como primer;
3. Assim que a tinta estiver seca, a manta pode ser aplicada;
4. O maçarico serve para colar a manta asfáltica na base. A chama ajuda a derretê-la e garante a aderência ao local;
5. O arremate deve ser feito com a espátula para um assentamento perfeito da manta;
6. As emendas são feitas por meio de sobreposição de um rolo em outro;
7. Após 3 dias, o teste de estanqueidade precisa ser realizado para verificar se a impermeabilização é realmente eficiente.

 

os principais tipos de manta asfáltica

Há alguns tipos de manta asfáltica que variam conforme o material, acabamento, entre outras características. Por isso, uma versão pode ser indicada especificamente para determinada superfície. Conheça as principais:

Preço médio da impermeabilização

Para todas as finalidades

De acordo com nossas pesquisas, depende basicamente da quantidade de rolos para a aplicação, bem como os custos com mão de obra qualificada e proteção mecânica caso necessário.
Em lojas de materiais de construção, um rolo de manta asfáltica de poliéster de 3mm e 10 metros quadrados varia entre 270 e 370 reais. Já uma versão de alumínio com medidas semelhantes custa em média 370 reais. Para quem prefere a manta de fibra de vidro, o preço médio é de 140 reais (considerando as medidas 3mm x 10m²).

A quantidade depende da superfície em que a manta será instalada.
A mão de obra varia conforme o tempo e a dificuldade de aplicação, por isso o valor muda conforme a região.

Faça um orçamento de reforma de impermeabilização conosco!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Rolar para cima