Dicas para personalizar Fachadas: o cartão de visita de qualquer residência

Confira neste guia 7 materiais utilizados para revestimento externo, além de suas vantagens, aplicações e inspirações.

PEDRA

A utilização de pedras como revestimento de fachadas é uma prática comum. A alternativa garante uma aparência mais rústica e também moderna ao imóvel . Sua grande vantagem é a economia: utilizando pedras na fachada, há menos gastos com manutenções frequentes (como nas fachadas com pintura).

A aplicação é semelhante ao porcelanato e é possível utilizar peças polidas, com acabamento mais bruto, em mosaico ou em filetes. Atualmente, as pedras mais utilizadas para revestimento externo são a Miracema, São Tomé, Caxambú e Pedra-Madeira, todas disponíveis em várias tonalidades e tamanhos.

imagem via Revestimentos Viva

PORCELANATO

Resistente, impermeável e com acabamento uniforme e refinado, o porcelanato proporciona uma aparência elegante e clean ao imóvel de maneira rápida e eficiente. Em cidades que possuem alta umidade do ar, o revestimento é uma alternativa para garantir maior durabilidade para a obra.

Imagem Via Pinterest

O uso dos porcelanatos é ideal para a criação de fachadas ventiladas, onde há um afastamento entre a parede do edifício e o revestimento que cria uma câmara de ar em movimento. Esse espaço permite a ventilação natural e contínua da parede, evitando o acúmulo de umidade e garantindo maior conforto térmico no interior do ambiente.

Imagem Via Portobello

AÇO CORTEN

O aço corten – além de moderno e de qualidade – possui resistência 3 vezes maior do que o aço comum, podendo ser usado como estrutura aparente ou até mesmo na parte interna de uma construção.

A aparência enferrujada do aço corten é justamente o que o protege contra a corrosão e ação do tempo – uma película de óxido se forma, adere ao material e impede o contato com agentes naturais corrosivos. É possível encontrá-lo em diversos formatos e tamanhos, e a utilização do material é garantia de uma fachada durável e com poucos gastos de manutenção ao longo dos anos.

Imagem Via Dwell

PINTURA

Por ser mais simples, a pintura é frequentemente escolhida como revestimento externo. É importante investir em tintas com maior durabilidade e resistência ao sol e umidade. Geralmente, utiliza-se tintas acrílicas à base de água e o acabamento é texturizado.

A maior desvantagem da pintura externa é a necessidade frequente de manutenção – por ser menos resistente, a pintura pode acabar descascando ou manchando com o tempo, sendo necessário aplicar novas demãos para garantir a proteção e estética da estrutura da fachada.

Imagem Via Slipnet

CONCRETO (BLOCOS OU INTEIRO)

Também é possível manter a fachada da casa apenas com concreto. Além de uma alternativa econômica, o concreto aparente dá um ar industrial e versátil para o edifício, requer poucos cuidados e é bastante durável.

Imagem Via Casa Abril

TIJOLO MACIÇO

Outra opção bastante utilizada (inclusive no interior de casas e apartamentos) é deixar os tijolos aparentes como revestimento. A opção dispensa maiores cuidados, e aqui você confere mais ideias de projetos e cuidados ao escolher o tijolo maciço como revestimento.

Imagem Via Casa Abril

MADEIRA

É comum as pessoas acharem que a madeira não pode ser aplicada em locais que recebam muita umidade ou calor. No entanto, a madeira é um material extremamente resistente e durável. Inclusive, em projetos antigos, até mesmo as fundações eram feitas em madeira.

Basta tomar alguns cuidados – como utilizar verniz ou impermeabilizantes nas peças de madeira a serem empregadas e o material durará por muito tempo, sem rachaduras ou sinais de apodrecimento.

Você também pode utilizar dois ou mais revestimentos diferentes para a fachada – como a madeira e as pedras em forma filetes – deixando-a com uma aparência arrojada e única. Os preços variam de acordo com o tipo e o formato de madeira escolhida.

Lembre-se também de analisar o acabamento e o tamanho das peças escolhidas, além de sempre contar com o trabalho de um profissional especializado para garantir a melhor aplicação possível do revestimento.

Imagem Via Rodrigo Santos Arquitetura

faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Rolar para cima