Como identificar Infiltração nas paredes de sua casa

A infiltração na parede é um problema comum que sempre dá dor de cabeça, principalmente para quem acaba de construir ou comprar uma casa nova. A infiltração é o processo pelo qual a água atravessa as estruturas do imóvel, e, quando não solucionada, pode corroer as armaduras e afetar a estrutura da edificação, levando a problemas bem sérios. É por isso que, quanto mais rápido ela for descoberta, menores serão os danos.

 

As infiltrações acontecem com mais frequência em locais úmidos como banheiros e cozinhas, chamados de “áreas molhadas”. Mas não é um problema exclusivo deles, por isso a dica é se atentar aos sinais para identificar o problema. São eles: manchas escuras; umidade excessiva; mofo; cheiros estranhos; rachaduras; bolhas na pintura; goteiras no teto ou na parede; danos no rejunte de pisos e revestimentos; pisos soltos; curto-circuitos na parte elétrica; poças de água sob pias; aumento na conta de água.

E as principais causas?

O próximo passo é encontrar a causa da infiltração, pois somente após a descoberta você poderá consertar o problema. Há muitos motivos relacionados à aparição dela. Vejamos os principais:

– Falta de impermeabilização ou impermeabilização inadequada: durante a construção, a falta de adição de impermeabilizantes (ou o uso de produtos de má qualidade), tanto na laje, como na fundação, podem deixar a parede mais vulnerável à infiltração.  

– Chuva na parte externa: a exposição em excesso à chuva pode provocar desgastes e rachaduras, que facilitarão a entrada da água. 

– Falhas no telhado: telhas danificadas também são porta de entrada para a água, sobretudo em dias mais chuvosos.

– Problemas na rede hidráulica: canos quebrados ou entupidos fazem com que a água procure outro meio de saída e siga por dentro da parede, gerando a infiltração.

– Parede do vizinho: construir uma parede na divisa com o terreno do vizinho, sem saber o que tem ao lado é outro grande risco à parede, visto que, caso haja um vazamento, isso trará infiltrações à sua casa.

Caso suspeite da existência de uma infiltração, procure a melhor solução para resolver cada caso. 

Se o problema for vazamento, é necessário reparar as tubulações e os canos, o que geralmente inclui a quebra da parede e a substituição do material.

Para as rachaduras, é necessário remover a pintura, a massa corrida e argamassa deteriorada, fazer o revestimento da parede, aplicar um impermeabilizante, reaplicar a argamassa e a massa corrida e, só depois, a tinta. 

 

Fonte: https://agoravale.com.br/

consulte nossas especialidades

O que faz da ESTIMATE referência no mercado é a alta eficiência dos serviços prestados para grandes, médios e pequenos clientes.

 
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?