Impressoras 3D Prometem Transformar Canteiros De Obras​

Impressoras 3D Prometem Transformar Canteiros De Obras

Veja como a impressão 3D está revolucionando o mercado da construção civil
 

Histórico da impressão 3D

A impressão 3D surgiu na década de 1980. O seu principal objetivo era agilizar a prototipagem de produtos desenvolvidos em escala industrial.

Depois dos anos 2000, a chamada fabricação aditiva se tornou viável para diferentes aplicações nas diversas indústrias, sejam elas de design de produtos, de eletrônicos, de usinagem de metais, de engenharia aeroespacial, de engenharia civil e também em áreas médicas e odontológicas.

Como a impressão 3D é utilizada na construção civil?

A impressora 3D pode ser utilizada, na construção civil, para:

 

A concepção de maquetes

A utilização de maquetes impressas em escala reduzida auxilia a visualização do empreendimento pelos engenheiros, arquitetos e outros profissionais da construção, além de se uma forma de apresentar o projeto a possíveis clientes.

Por meio desses protótipos, esses profissionais podem fazer o planejamento do canteiro de obras.

Podemos destacar também, que a utilização das impressoras 3D, para essa finalidade, diminui os custos na produção de maquete bem como a otimização do tempo de fabricação.

Contour Crafting

contour crafting é uma tecnologia, desenvolvida pela University of Southern California, que permite a construção automatizada por computador de estruturas residenciais, comunitárias e multiresidenciais de uma única vez.

O método se utiliza de uma estrutura de trilhos e argamassa e é feita de forma rápida, fácil e econômica.

D-Shape

Desenvolvido por Enrico Dini, o processo de impressão 3D D-Shape se utiliza da deposição de pó seletivamente endurecido por meio da aplicação local de um material ligante.

O material utilizado para o processo de impressão é o microconcreto cimentício feito de partículas de vários materiais e granulometrias (variando de 0,2 mm a 5 mm), podendo essas partículas serem de pedras trituradas, materiais recicláveis ou agregados de argila expandida.

As camadas de areia são colocadas com a espessura desejada e depois são compactadas. Quando a peça está concluída, ela é escavada para fora da camada de pó solto.

Abaixo podemos visualizar as etapas da construção da primeira casa com impressão única. Ela foi feita em 2010 e o processo de impressão levou 3 semanas. É um projeto simples de uma casa com um banheiro, um quarto e uma cozinha.

A casa ficou em exposição na Triennale di Milano e agora está no topo de uma colina na propriedade do arquiteto Ferreri.

Com as inovações tecnológicas, a impressão 3D na construção civil tem ganhado cada vez mais espaço. Conheça mais sobre essa tecnologia.

Já que podemos imprimir objetos, por que não imprimir as nossas casas?

 

A impressão 3D é uma tecnologia utilizada para imprimir objetos com três dimensões (altura, largura e profundidade) se utilizando de diferentes materiais para esse fim.

Ela é uma das vertentes da indústria 4.0 que está transformando os processos de fabricação e de produção.

Concrete Printing
O Concrete Printing Foi Desenvolvido Pela Loughborough University, Sendo Um Processo De Construção Com Base Em Extrusão De Argamassa E Cimento.
Embora ela não substitua completamente as técnicas de construção tradicional, a impressão 3D em concreto permite a criação de empreendimentos mais baratos e mais rápidos. A impressora de concreto é portátil, o que permite a construção em diversos locais com apenas uma máquina.
 
O projeto arquitetônico pode ser impresso em 3D no local da construção, sem a necessidade das construtoras fazerem moldes para atualizar as estruturas, economizando tempo, dinheiro e energia.

Benefícios da impressão 3D na construção

Os benefícios da utilização da impressora 3D na construção civil são:

  • Diminuição de desperdícios visto que há uma maior precisão dos materiais que serão utilizados
  • Desenvolvimento de estruturas inovadoras
  • Redução da mão de obra devido a automatização do trabalho
  • Redução no tempo de construção.

Desafios do uso da impressora 3D na construção

A indústria da construção civil ainda possui um caráter tradicional, que se utiliza de mão de obra artesanal para a construção de seus empreendimentos.

A utilização de tecnologias mais avançadas exige mão de obra qualificada, com conhecimento técnico, e de mudança de mindset. E isso gera custos, sejam eles, financeiros ou de tempo para treinar funcionários.

Outras questões que devem ser consideradas são as relacionadas da logística, implementação, armazenamento, manutenção e de estrutura de apoio.

Vale ressaltar que, por enquanto, as impressoras produzem apenas estruturas da construção e outros elementos ainda precisam de ser integrados.

Esses são os principais desafios impostos pela indústria 4.0 à implementação e aderência às novas tecnologias

 

 

Fonte: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/impressao-3d-na-construcao-civil.

Rolar para cima