Pisos intertravados ou bloquetes de concreto: Principais tipos, Vantagens, Escolha e Instalação

Crie um belo e útil ambiente com pisos intertravados de concreto

O piso intertravado é um tipo de pavimento em que o revestimento é formado por blocos de concreto com intertravamento por areia de selagem. As cargas a que o pavimento é exposto são distribuídas pelos blocos e resistidas em conjunto, por isso a importância do intertravamento adequado.

A importância do assentamento de bloquete

Parte fundamental do processo, o assentamento de bloquete tem de ser feito de forma correta pois este garantirá boa parte da funcionalidade da peça e de toda a sua estética; estando colocadas e assentadas corretamente, as peças vão conseguir desempenhar a função que foram feitas para exercer, sem causar acidentes, deslocamentos ou contratempos. Além disso, o assentamento de bloquete é feito sobre um colchão de areia e seu alinhamento é seguindo alguma métrica que faz referência ao local de instalação (como o meio-fio de uma calçada, por exemplo), além de outros processos após as peças já terem sido colocadas. Seguindo à risca todos os procedimentos, o assentamento será correto e eficiente.

Porquê a instalação do bloquete é extremamente vantajosa

Por ser um piso de estrutura porosa, é uma ótima opção antiderrapante, ideal para ser usada em diversos espaços;
É drenante, ou seja, o piso tem a capacidade de drenar a água que está em sua superfície para si, auxiliando na redução do acúmulo de água no local, como enchentes e inundações. Por este motivo, o bloquete é bastante utilizado em vias públicas, onde é possível perceber a melhora na mobilidade urbana, tendo em vista que ajuda a reduzir os pontos de enchentes e alagamentos, concedendo a carros e pedestres caminhos mais tranquilos a serem transitados;
Tem ótimo custo-benefício.

ESCOLHA DOS BLOCOS

Dependendo da função do pavimento, do aspecto estético que se busca e coloração necessária, será feita a opção por formatos específicos de blocos.

A escolha correta garantirá boa parte da funcionalidade da peça e de toda a sua estética; estando colocadas e assentadas corretamente, as peças vão conseguir desempenhar a função que foram feitas para exercer, sem causar acidentes, deslocamentos ou contratempos.

INSTALAÇÃO

A instalação e o assentamento de bloquete exige mão de obra especializada, que garante o serviço prestado de forma correta, além de maior durabilidade e vida útil das peças. 
Vários aspectos devem ser observados no momento da instalação, a começar pela área de assentamento, que deve ser preparada por profissional habilitado. Ademais, o projeto de utilização precisa estar de acordo com as normas da NBR 978.

VANTAGENS

Uma das vantagens mais interessantes dos pisos intertravados de concreto é a possibilidade de retirada temporária das peças para a execução de serviços, como o de tubulação enterrada. No reassentamento das peças, é preciso observar as etapas referentes às camadas da sub-base, base e camada de areia, sempre compactando muito bem para que a superfície final fique novamente nivelada, evitando formar bolsão.

ASSENTAMENTO DE BLOQUETE É NA ESTIMATE

Localizada em São Roque, a empresa é referência em assentamento de bloquetes e diversos outros serviços desse segmento. Contamos com profissionais capacitados para realizar de forma eficiente as atividades propostas. Contate para mais informações.

VEJA MAIS...
As Maiores Vantagens no uso desse pavimento são as seguintes:

  1. A presença de pigmentos em cores diversas permite explorar diversos acabamentos arquitetônicos, podendo valorizar um parque ou praça. Em termos funcionais, a coloração permite o destaque visual em pisos podotáteis ou a produção de sinalização permanente, reduzindo custos com a manutenção de pinturas (o que rapidamente se perde, em pavimentos asfálticos, em função do tráfego).
  2. A integridade do material de revestimento é mantida, o que faz com que ele seja reaproveitável após manutenções, e não apresente problemas funcionais e estéticos (outros pavimentos ficam marcados e se introduzem fissuras que podem levar à deterioração mais rápida).
  3. Como as peças são pequenas, evita-se o aparecimento de juntas não planejadas que ocorrem em pavimentos de concreto para o alívio de tensões.
  4. A capacidade de reaproveitamento permite não só reutilizar no mesmo local, mas caso haja a necessidade de mudar algum caminho ou acesso, os blocos podem ser realocados. Isso reduz a geração de entulhos e consequente necessidade e custo de disposição.
  5. Como componente industrializado, auxilia os empreendimentos de construção por reduzir tempos de fluxo e outras perdas no interior do canteiro de obras, permitindo maior geração de valor ao cliente (princípio da construção enxuta ou lean construction) e enxugar o tempo de entrega.
  6. Diminui-se a necessidade ou mesmo se eliminam algumas estruturas de drenagem superficial. Além de se reduzir picos de vazões de enchente à jusante do pavimento, promove-se um efeito natural de filtragem de águas ao passar pelo pavimento. A não acumulação de água sobre o pavimento também o torna mais seguro, principalmente ao refletirmos que caminhos concretados facilmente apresentam concavidades indesejadas.
  7. A característica de reaproveitamento obriga o uso de mão de obra com trabalho manual. Considerando instalações diversas mantidas por concessionárias, essa é uma condição que evita graves acidentes como os registrados quando há choques de máquinas de escavação em gasodutos (com máquinas se perde a sensibilidade necessária no manejo, o que levaria ao risco).
  8. A estrutura de um piso intertravado é menos espessa do que outros modelos de revestimento, demandando menos de bases e sub-bases para a compatibilização de deformações.
  9. Em passeios de jardins ou vagas de estacionamento, a opção vazada com gramíneas pode ser utilizada. Ela possui desempenho térmico similar a uma superfície completamente gramada, permite maior drenagem de águas do que o bloco fechado e estabiliza a superfície.
  10. Há boa resistência à manchas de combustível, óleo ou à abrasão.
  11. A rugosidade da superfície não é capaz de causar desconforto aos cadeirantes durante as atividades diárias.
  12. Logo após estar pronto é possível permitir o tráfego. Isso evita problemas indesejáveis como marcas em profundidade (pegadas, patas, assinatura datada do pedreiro) ou resíduos de pavimento que grudam em veículos.
    A vida útil considerada em projeto é igual àquela proposta para pavimentos em placas de concreto de cimento Portland, de vinte anos, e superior àquela considerada em pavimentos asfálticos (de até dez anos, desconsiderando excedentes de carga e outros fatores).
Rolar para cima