Materiais Inovadores (02) – Dez Materiais de construção inovadores que prometem mudar a forma como se constrói atualmente

Confira nesta matéria, mais cinco novidades no mercado da construção civil, que vieram para criar novas possibilidades para engenheiros e arquitetos em todo o mundo.

 

O impacto da inovação

A escolha de materiais de construção inovadores pode revolucionar a forma de projetar, com impactos na vida útil, na qualidade e nos impactos ambientais do empreendimento.
Dessa forma, o investimento de construtoras em inovação e alta performance é essencial para agregar valor e garantir vantagens competitivas no mercado, especialmente em um cenário de crescente preocupação ambiental e demanda por eficiência energética.

6. Espuma de alumínio

As espumas de alumínio são amplamente utilizadas em uma grande variedade de indústrias, incluindo a aeroespacial, a automotiva, a de eletrônicos, a de isolamento térmico e acústico, entre outras. Na fabricação de automóveis, por exemplo, ela permite reduzir o peso e tornar o consumo de combustível mais eficiente.

 

 

Na construção civil, a espuma de alumínio é muito adequada como revestimento de fachada de edifícios, pois é resistente à corrosão e ao clima, não é higroscópica e tem desempenho incombustível. A espuma de alumínio também possui excelentes propriedades de isolamento térmico, redução de ruído e blindagem eletromagnética.

 

7. Tijolo com bituca de cigarro

O tijolo é outro material que está presente na maioria dos canteiros de obras. Até já existem soluções construtivas que reduzem (ou eliminam) seu uso, como o Steel Frame, mas ele ainda é quase unanimidade.

 

Se você não quiser abrir mão dos tijolos, que tal adicionar uma boa dose de sustentabilidade e eficiência a eles? É isso que pesquisadores da Austrália propõem com uma nova forma de fazer tijolos, usando bitucas de cigarro.

Estima-se que incluir apenas 1% de bitucas de cigarro em cada tijolo desses poderiam compensar a total produção de cigarros no mundo. Além disso, o material ficaria mais leve e, claro, mais eficiente.

8. Telhas solares

Fonte: Portal Energia

As telhas solares são uma das grandes soluções energéticas para o futuro, já que a geração de energia limpa e renovável é uma prioridade na construção civil. Elas contam com painéis capazes de coletar energia do sol e direcionar para as atividades do prédio.

Não é à toa que o governo brasileiro dê incentivos para quem usa esse tipo de material em suas construções.

9. Cimento programável

Fonte: Canva

Você sabia que o concreto é a substância a mais consumida pela humanidade depois da água? Imagine, portanto, o impacto desse material no meio ambiente.

É natural, portanto, que esse material permaneça sendo um foco primário da pesquisa de novos materiais de construção civil.

No entanto, apesar de sua onipresença, o concreto ainda mantém muitos mistérios à espera de serem descobertos.

Entre elas está a recente descoberta de que o cimento seria capaz de carbonizar o dióxido de carbono ao longo do tempo. Tal condição pode redefinir o impacto ambiental do material.

 

 

Esses estudos enfatizam a necessidade de compreender melhor o material a um nível molecular. Um passo importante foi dado no Laboratório de Materiais Multiescala da Universidade Rice.

Cientistas descobriram princípios de comportamento de partículas de cimento de hidrato de cálcio-silicato (C-S-H). Desde então, eles estão empregando esse conhecimento para programar as partículas de maneiras altamente controladas.

Esse foi um primeiro passo dado no controle da cinética do cimento para obter as formas desejadas”, disse o principal autor, Rouzbeh Shahsavari, em comunicado à imprensa. Segundo ele, o estudo mostra como se pode controlar a morfologia e o tamanho dos blocos de construção básicos do CSH.

10. Têxteis geradores de energia elétrica

Um dos materiais de construção inovadores que têm sido objeto de muita pesquisa é o tecido coletor de energia. Cientistas do Georgia Institute of Technology anunciaram o desenvolvimento de um tecido que coleta energia de fontes solares e cinéticas.

“O tecido é altamente flexível, respirável, leve e adaptável a uma variedade de usos”, disse Zhong Lin Wang, professor de ciência e engenharia de materiais de construção civil.

 

O material aproveita o atrito potencial que pode resultar da mistura de materiais geradores de energia com outras fibras.

Os pesquisadores empregaram uma máquina têxtil comercial para construir um tecido composto por células solares de fibras poliméricas e fibras triboelétricas. Os fios que se tornam eletricamente carregados quando geram fricção contra outro material.

Além disso, o têxtil consiste em materiais de construção civil de baixo custo, amplamente disponíveis e amigáveis ambientalmente que podem resistir a altos níveis de desgaste.

 

Fonte: https://www.sienge.com.br/blog/9-materiais-de-construcao-inovadores/

Faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Rolar para cima