Conservação de Telhados: Dicas essenciais e cuidados necessários com o objetivo de prolongar a vida útil do seu telhado

Especialistas oferecem as seguintes dicas que podem ser essenciais para adotar os cuidados necessários com o objetivo de prolongar a vida útil de suas telhas:

– Uma telha de qualidade, bem queimada pode durar séculos. Procure comprar aquelas que possuem procedência, de acordo com a NBR 15.310.

– Realizar revisões periódicas, atentando para as calhas, madeiramento e telhas, o que ajuda a evitar gastos e prejuízos.

– A qualidade da madeira também é vital: madeira úmida ou verde tende a vergar demais sob o peso das telhas.

– Observe sempre os detalhes que podem colocar seu telhado em risco, como proximidade de árvores, troca de antenas e calhas, pintura externa, limpeza de caixa d’água, colocação de alarmes e fiação em geral, entre outros.

– É recomendável a impermeabilização das lajes, sob os telhados. Protegida, essa impermeabilização durará mais tempo e é uma garantia contra vazamentos de caixas d’água, transbordo de calhas e eventuais tempestades que desloquem as telhas.

– Vazamentos são geralmente causados por telhas quebradas ou que não têm a inclinação necessária, além de calhas entupidas.

– Calhas precisam de limpeza periódica para que folhas e fuligem não entupam a passagem da água.

– A impermeabilização de calhas deve ser refeita a cada dois anos.

– A superposição lateral de telhas onduladas deve seguir a posição predominante do vento;

– Antes de comprar, procure levar apenas uma amostra original e inteira, uma vez que o tamanho, os encaixes, as travas são fundamentais para que seu telhado saia perfeito.

– Dependendo das travas e da inclinação, as telhas deverão ser amarradas com arame de cobre. Tráfego pesado e obras com bate-estacas contribuem para que as telhas deslizem.

– Em regiões úmidas e ou quentes, preveja a ventilação entre a laje ou forro e o telhado: além de melhorar o conforto térmico, evita a formação de fungos. Em regiões muito frias, sujeito a neve e geadas, evite o uso de telhas vitrificadas, pois o revestimento tende a retalhar com o frio.

– Cuidado com a contratação de mão de obra. Nem sempre um “faz-tudo” sabe montar e conservar um telhado. Cuidado com os maus profissionais que induzem a troca total do telhado – desnecessária – para ganharem mais em comissões nas madeiras, telhas, caçambas etc.

– Para melhorar o desempenho térmico, o beiral do telhado pode ser projetado de modo a provocar sombras na parede.

– Caso tenha que subir no telhado, não pise diretamente sobre as telhas, descubra o telhado por partes e faça um caminho com tábuas. Evite trabalhar sobre telhas molhadas.

– As subcoberturas evitam vazamentos e auxiliam na proteção térmica e acústica da cobertura;

– Mantas de PVC preservam o telhado e têm garantia média de 20 anos;
Compre sempre 10% de telhas a mais, deixando-as guardadas sobre a laje, para eventuais reposições: telhas da mesma fornada se encaixam melhor que as de fornadas diferentes.

Compre sempre 10% de telhas a mais, deixando-as guardadas sobre a laje, para eventuais reposições: telhas da mesma fornada se encaixam melhor que as de fornadas diferentes.

faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Rolar para cima