Materiais Inovadores (01) – Dez Materiais de construção inovadores que prometem mudar a forma como se constrói atualmente

O impacto da inovação

A escolha de materiais de construção inovadores pode revolucionar a forma de projetar, com impactos na vida útil, na qualidade e nos impactos ambientais do empreendimento.
Dessa forma, o investimento de construtoras em inovação e alta performance é essencial para agregar valor e garantir vantagens competitivas no mercado, especialmente em um cenário de crescente preocupação ambiental e demanda por eficiência energética.

1. Hidrocerâmica

Fonte: Iaac
Desenvolvida no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, na Espanha, a hidrocerâmica é um material composto que promete contribuir para melhorar o isolamento térmico de ambientes. São três componentes básicos, que formam placas ideais para revestimentos de fachada.

 

O principal componente é o hidrogel, um polímero que expande até 400 vezes quando entra em contato com a água. Em ambientes secos, a evaporação da água promove a redução de temperatura em seu entorno.

 

Na hidrocerâmica, diversas bolhas de hidrogel são fechadas no interior de placas cerâmicas – uma interna, outra externa –, protegidas por um tecido especial. Com isso, cria-se um material de revestimento que reduz em até 6°C a temperatura interna em comparação com a externa.

É usar a hidrocerâmica e dar adeus ao ar-condicionado.

2. Concreto bioreceptivo

Um material bioreceptivo permite o crescimento de conteúdo biológico (biofilmes) nele, sem necessariamente afetar o material em si. Os concretos bioreceptivos podem, por exemplo, ser integrados a uma fachada de edifício, criando revestimentos verdes que não dependam de sistemas técnicos adicionais.

O objetivo é aplicar este concreto como uma camada em superfícies de concreto existentes, transformando-as ao longo do tempo em “superfícies vivas” cobertas por musgos.
A Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, desenvolveu recentemente um concreto altamente absorvente e que retém umidade, características que o tornam receptivo ao crescimento de musgos. 

Este material é obtido através da remoção de lignina e impregnação de células da parede com polímeros de índice de refração ajustado.

A estrutura da madeira é preservada, resultando em um material transparente com excelente desempenho estrutural, devido às nanofibras de celulose na parede celular. A madeira transparente tem potencial para ser usada em construções de baixo custo, leves e de transmissão de luz, bem como em janelas de células solares transparentes.

3. Madeira translúcida

Fonte: Archdaily

A madeira transparente é um material obtido a partir de uma matriz de madeira porosa, que foi modificada em escala nanométrica. Este material é obtido através da remoção de lignina e impregnação de células da parede com polímeros de índice de refração ajustado.

A estrutura da madeira é preservada, resultando em um material transparente com excelente desempenho estrutural, devido às nanofibras de celulose na parede celular. A madeira transparente tem potencial para ser usada em construções de baixo custo, leves e de transmissão de luz, bem como em janelas de células solares transparentes.

4. Grafeno

Fonte: Canva

Grafeno é uma forma de carbono por sua estrutura de rede hexagonal de átomos. Ele é considerado um dos materiais mais fortes e resistentes já descobertos, além de ser altamente condutor de calor e elétrico.
Na construção, o grafeno pode ser adicionado a materiais como concreto, argamassa e tintas para melhorar suas propriedades físicas e mecânicas. 

 

Por exemplo, a adição de grafeno ao concreto pode melhorar sua resistência à tração e flexão, além de aumentar sua resistência ao fogo. Além disso, o grafeno também pode ser usado como material de revestimento, como uma camada isolante térmica e acústica.

Outra aplicação potencial do grafeno na construção civil é como material de construção de estruturas leves e resistentes, como pontes e edifícios.

O grafeno é muito mais forte do que outros materiais como aço e alumínio, o que significa que pode ser usado em estruturas mais finas e leves. Além disso, o grafeno também é resistente à corrosão, o que significa que pode ser usado em aplicações ao ar livre sem se deteriorar com o tempo.

5. Bioconcreto

Fonte: Sienge

O bioconcreto é uma solução criada pelo microbiologista Hendrik Jonkers, da Universidade de Delft, na Holanda, para aumentar a estabilidade e durabilidade das estruturas. Ele propõe uma abordagem inovadora ao adicionar bactérias produtoras de calcário à mistura do concreto.

Tipos especialmente selecionados das bactérias Bacillus pseudofirmus e Sporosarcina pasteurii, juntamente com nitrogênio, fósforo e um nutriente à base de cálcio chamado lactato de cálcio, são adicionados aos ingredientes do concreto durante a mistura.


Esses agentes podem permanecer dormentes no concreto por até dois séculos. Quando uma rachadura aparece no concreto, permitindo a entrada de ar e umidade, as bactérias despertam e começam a se alimentar do lactato de cálcio. Durante esse processo, também consomem oxigênio e convertem o lactato de cálcio solúvel em calcário insolúvel.

O calcário solidifica nas rachaduras, selando-as novamente. A tecnologia pode selar rachaduras de qualquer comprimento, desde que tenham largura máxima de 0,8 milímetros.

Fonte: https://www.sienge.com.br/blog/9-materiais-de-construcao-inovadores/

faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Rolar para cima