Construir ou Comprar? Veja as vantagens de construir sua casa própria

Para quem está diante de um investimento tão importante quanto o da sua residência, a dúvida entre comprar algo pronto e construir uma casa própria é constante. Afinal, há grandes diferenças entre os dois investimentos? A verdade é que há sim. E se você busca economizar, saiba que construir é a melhor opção

Os benefícios em construir a própria casa

Para muitas pessoas, construir uma casa do zero pode ser a solução ideal. Isso por que construindo é possível pensar em todos os detalhes e customizar a casa exatamente do jeito que se imagina, tanto em tamanho (metragem) e disposição de ambientes, quanto em localização (bairro, rua, condomínio fechado), acabamentos e funcionalidades.

Quando se decide levantar uma casa, é possível pensar, junto do arquiteto e do engenheiro responsável, todos os detalhes do projeto, até mesmo a voltagem elétrica das tomadas de acordo com seus equipamentos eletrônicos, a altura das janelas, largura das portas (sim, você pode pensar em qual é a largura ideal para que seus móveis sejam facilmente transportados para a nova casa), entre outros fatores.

Além disso, a vantagem mais interessante para quem opta por construir é a financeira. Se a obra transcorre sem grandes imprevistos, a casa tende a ser até 30% mais barata que uma comprada. Além disso, uma casa construída representa um investimento patrimonial rentável, já que ela sofre boa valorização depois de pronta. Grandes vantagens, certo?

Terrenos

Para quem deseja investir, deixar um bem para dependentes ou mesmo construir uma casa do seu jeito, os terrenos são uma opção interessante. Este tipo de propriedade costuma ter valorização maior do que casas ou apartamentos padrões. Quando são em condomínios fechados, o valor agregado pode ser ainda maior, pois a questão da segurança é um fator importante. Veja mais pontos positivos:

Construir a casa dos sonhos

Durante o processo, contando com a expertise de um arquiteto ou engenheiro, é possível pensar em todos os detalhes da futura moradia e deixar a casa personalizada, com o gosto do proprietário. Ou seja, será possível definir a qualidade dos acabamentos, a disposição, quantidade dos ambientes, metragem e ainda definir se o imóvel será sustentável.

Menor custo

Geralmente, os terrenos custam menos do que casas ou apartamentos já prontos. E o custo de obra de uma casa idealizada pode ser 30% abaixo do que um patrimônio comprado pronto para morar.

Vale a pena comprar uma casa pronta?

Investir em um imóvel pronto é a solução para quem possui a necessidade imediata de ter um lar.

Mas há questões a serem analisadas.

Primeiro, é comum que seja necessário dar cerca de 20% do valor do imóvel como entrada. Há formas e formas de negociar esse pagamento, mas lembre-se que é um passo quase obrigatório das construtoras e imobiliárias.

Por falar nelas, vale ressaltar que o preço do imóvel pronto normalmente acompanha alguns acréscimos dessas empresas.

São as taxas que acabam por tornar a negociação mais atraente para elas.

O financiamento é outro ponto. Lembre-se que comprar o imóvel pronto significa que, provavelmente, você irá pagá-lo por vários anos.

Então, não tem volta: se você comprou, vai ter que pagar por um bom tempo.

Mas há benefícios nessa operação: o imóvel pronto é um investimento relativamente seguro, que pode contar com valorização no decorrer do tempo.

Além disso, você pode estudar ampliações para a casa comprada.

Claro que isso dependerá do espaço, mas é sempre possível projetar algumas reformas que tornem a residência mais parecida com o que você deseja.

Alta rentabilidade na revenda

Comprar lotes para revenda é uma boa forma de obter lucro com poucos riscos. Costuma ser uma opção rentável e segura, com desvalorização zero. “Mas, para que se tenha êxito no negócio, alguns pontos devem ser analisados, como: localização do terreno, idealmente fazer um estudo dos pontos fortes e fracos da região, formato e tamanho do lote, pensando no seu uso no futuro, e valorização da região”, aponta Patrícia.

Casa pronta

Esta solução é ideal para quem está com pressa de se mudar ou não tem paciência de acompanhar uma obra. Veja mais vantagens:

Ausência do fator surpresa

O imóvel pronto permite que o comprador já possa analisar todos os detalhes de acabamento e estrutura do bem. Já é possível testar a parte elétrica e hidráulica para ver se está tudo funcionando corretamente, evitando surpresas desagradáveis.

Praticidade

Poder se mudar em pouco tempo é a grande vantagem de se comprar uma unidade pronta. Basta fechar negócio para pegar as chaves e pensar na mudança.

Comodidade

Lidar com empreiteiros e pedreiros ou solucionar eventuais problemas que aparecem durante a obra não é para qualquer um. Então, aqueles que não dispõem de tempo para enfrentar esse processo não têm muito que pensar, contratar nossos serviços é a solução ideal.

Entre em contato conosco solicite um orçamento sejm compromisso!

faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Rolar para cima