Dicas para evitar acidentes com eletricidade durante pinturas residenciais

Com os recursos do 13º salário e férias nesta época do ano, muitas pessoas aproveitam para fazer obras de reformas em casas, apartamentos ou estabelecimentos comerciais. E renovar a pintura geralmente é uma das prioridades, especialmente para entrar no novo ano com um ambiente renovado. Dessa forma, buscamos alertar a população para que o que deveria ser motivo de alegria e satisfação não se transforme em algo ruim, com a ocorrência de acidente com a rede elétrica.

Dados do Anuário 2021 da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) dão conta de que, somente no ano passado, em todo o país, aconteceram 33 acidentes com a rede elétrica na construção civil, que vitimaram 21 pessoas.

Os profissionais que utilizam cabos de rolo de pintura, principalmente os feitos de alumínio ou de outros materiais condutores de eletricidade, devem ser bem cautelosos na hora do manuseio. 

Cabos de madeira também conduzem eletricidade ao tocar ou se aproximar da rede de alta tensão e expõem as pessoas ao mesmo risco de choque elétrico.

A utilização de equipamentos de proteção individuais e coletivos é fundamental para impedir a queda de nível nos trabalhos em altura também são indispensáveis. Boa parte dos acidentes com a rede elétrica é provocada pela queda de altura e não pelo choque em si, inclusive as fatalidades. Há relatos de trabalhadores que, ao se desequilibrarem de andaimes, tocaram na rede elétrica e foram eletrocutados.

Esta orientação, é especialmente voltada para profissionais autônomos, que trabalham na construção ou reforma. 

O objetivo dessa iniciativa é conscientizar os profissionais da construção civil sobre o uso seguro da eletricidade e evitar acidentes com a rede elétrica.

Mão De Obra Deve Ter Experiência

Para evitar esse tipo de acidente com a rede elétrica, aconselhamos que apenas profissionais capacitados devem ser contratados para a execução das obras.

Os pintores mais experientes já estão familiarizados com as regras de segurança, como manter distância segura da rede.

Mesmo assim, é importante ter a máxima atenção ao içar materiais, para que eles não encostem ou se aproximem dos fios energizados, lembrando que apenas a aproximação com a rede elétrica pode causar o choque elétrico, e uma ocorrência que é muito comum é o choque elétrico na pintura de fachadas em que o pintor, para pintar as partes mais altas, se afasta da fachada e, com isto, aproxima a extensão do rolo de pintura da rede elétrica, podendo sofrer o choque elétrico.

Em alguns casos, é necessária a instalação de barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de materiais e para impedir a aproximação deles com a rede elétrica. 

Além disso, como os pavimentos superiores das residências ficam mais próximos dos cabos de energia, deve-se evitar a manipulação de materiais ou equipamentos que possam tocar ou se aproximar dos fios de energia.

Fonte: CEMIG

faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Manutenções Elétricas Residenciais e Industriais

Revisão de instalações elétricas reduz consumo de energia

Além da economia na conta de luz, o serviço proporciona maior segurança ao usuário e ao patrimônio Não há dúvidas de que o avanço da tecnologia e o maior poder aquisitivo da população brasileira transformaram a forma de consumir energia. Uma casa, por exemplo, dimensionada há vinte anos para um chuveiro e uma geladeira, precisa hoje

Leia Mais »

Dicas para personalizar Fachadas: o cartão de visita de qualquer residência

Confira neste guia 7 materiais utilizados para revestimento externo, além de suas vantagens, aplicações e inspirações. As fachadas merecem o mesmo cuidado e planejamento do projeto de interiores para garantir sintonia e uma boa transição entre o ambiente externo e o interno. Fale conosco PEDRA A utilização de pedras como revestimento de fachadas é uma

Leia Mais »

A importância da proteção passiva contra incêndio em forros

A importância da proteção passiva contra incêndio em forros Na proteção passiva contra incêndio, os forros são considerados mais um revestimento, juntamente com estruturas de suporte, fixações e outros materiais de isolamento. Geralmente, comete-se o erro de não considerá-lo como um elemento estrutural, mas como uma superfície que oculta a parte inferior da estrutura da

Leia Mais »

Prestação de Serviços de Mão-de-obra em Condomínios

Serviços em Condomínios PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DEMÃO-DE-OBRA PARA CONDOMÍNIOS, LOTEAMENTOS, CHÁCARAS E SÍTIOS Instalações e manutenções A ESTIMATE garante o serviço de instalações e manutenções para condomínios com qualidade, eficiência e profissionalismo, aliado ao custo-benefício. Prestação de Serviços de obra que exigem a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) reparos e Reformas Somos especializados

Leia Mais »

Outono: A Melhor Época Do Ano Para Podar Cercas Vivas

Qual mês para poda de árvores? Quando pensamos no outono, a primeira imagem que vem a nossa cabeça é a de folhas secas e amareladas caindo dos galhos das árvores. Mas esse é também o período, segundo especialistas, mais favorável para podar e adubar as plantas. Pode podar no inverno? A poda de Inverno é

Leia Mais »
Rolar para cima