Cientistas inventam a tinta mais branca do mundo – uma inovação capaz de substitir o uso de ar-condicionado

Uma tinta tão branca que é capaz de eliminar a necessidade do uso de ar-condicionado. Sim, ela existe e foi criada no laboratório da Universidade de Purdue, no estado de Indiana, nos Estados Unidos. O feito acabou sendo incluído na última edição do Guiness World Records como a tinta mais branca já feita.
Contém alta concentração de sulfato de bário (BaSO4), hoje usado em cosméticos e papel fotográfico.

Ela é capaz de refletir 98% da luz, contra 80% das tintas comuns. E pode ajudar a combater o aquecimento global.

Quebrar o recorde mundial não era o objetivo dos cientistas, mas, sim, ajudar a diminuir o aquecimento global, de acordo com comunicado divulgado no site da instituição. “Quando iniciamos este projeto há cerca de sete anos, tínhamos em mente a economia de energia e o combate às mudanças climáticas”, disse Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica.

A exemplo do que foi feito em Nova York, o branco pode ser usado em telhados para ajudar a combater o aquecimento global. Ruan declarou à BBC que para funcionar nesse sentido seria preciso pintar apenas 1% da superfície da terra. A tinta é capaz de resfriar edifícios mais do que qualquer ar-condicionado central. Para comprovar isso, os pesquisadores pintaram um telhado de 93 metros quadrados de área e conseguiram um resfriamento de 10 quilowatts.

O objetivo dos cientistas era que a tinta conseguisse refletir a luz do sol nas paredes dos prédios. Para isso, ela precisaria ser muito branca. De acordo com a universidade, a tinta reflete 98,1% da radiação solar e emite calor infravermelho. Como ela absorve menos calor do que emite, uma parede pintada com a tinta ultra-branca fica resfriada abaixo da temperatura ambiente — sem consumir energia.

De acordo com o jornal USA Today, as tintas existentes nos Estados Unidos, que são projetadas para rejeitar o calor, refletem apenas 80% a 90% da luz solar e não conseguem tornar as superfícies mais frias do que o ambiente.

Mas o que torna essa tinta nova ultra-branca? Os cientistas explicam que é uma alta concentração de um composto químico chamado sulfato de bário – em diferentes tamanhos de partículas.

Segundo o USA Today, eles já estudam formas de levar a tinta para o mercado comercial, por meio de parcerias com fabricantes.

faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Rolar para cima