Pisos vinílicos: colado ou clicado? Confira as diferenças, vantagens e desvantagens

Você conhece os prós e contras dos tipos de piso vinílico? Saiba quando você deve escolher pelo colado ou pelo clicado.

Existem diferenças de composição (heterogêneo ou homogêneo) e formatos (placas, réguas e mantas), mas uma das principais dúvidas das pessoas reside na forma como ele pode ser aplicado (colado ou clicado). Quais são as diferenças entre esses dois modelos e quando é melhor escolher por ou pelo outro?

Tanto colados quanto clicados vão proporcionar para uma casa tudo que geralmente se espera de um piso vinílico: agilidade na instalação, facilidade de limpeza e conforto superior aos encontrados em outros revestimentos.

Como as diferenças entre estes dois modelos estão concentradas na instalação, é importante considerar qual deles vai atender aos seus objetivos e necessidades naquela etapa da obra.

Vantagens e desvantagens do piso vinílico

O material do piso vinílico, PVC, se for 100%, provê um bom abafamento sonoro. Assim, quem mora do segundo andar para cima, por exemplo, ou apenas não quer mostrar que tem gente em casa, pode se beneficiar. Mas as vantagens não parem por aí.

Esse tipo de piso possui a vantagem de conservar a temperatura ambiente. Ou seja, para manter a casa fresquinha ou quentinha, ele ajuda bastante. Logo, o piso vinílico é muito bom para ambientes internos, como salas e escritórios.

Por fim, das vantagens, ele é antialérgico e tem bastante resistência a água. Logo, ele é bastante indicado para quem tem animais de estimação. Assim, previnem-se problemas de saúde dos animais e fica mais fácil de limpar suas sujeiras.

Agora, as desvantagens. O piso vinílico risca muito fácil. Arrastar móveis, por exemplo, pode ser perigoso e machucar o chão. Além disso, ele é péssimo para ambientes externos porque sua pigmentação desbota muito fácil com o sol.

Vinílico Clicado: Prós E Contras

Aplicar o piso vinílico clicado é muito mais fácil do que aplicar o colado. Basta que você encaixe as peças e está pronto. Claro, isso depois de ter tratado o piso corretamente para que não suba umidade para o seu piso. Mas isso serve para todo tipo de vinílico.

A primeira desvantagem que podemos informar é a baixa variedade de formatos. Eles são oferecidos apenas em formatos de réguas e placas, o que já dificulta um pouco a aplicação. E a segunda desvantagem se relaciona com a primeira. O piso vinílico clicado é oferecido em menos cores e texturas do que os colados, deixando-o mais difícil de adequar à decoração.

A terceira desvantagem tem a ver com o preço. Ele é mais caro do que o colado. Dessa forma, você precisa comparar, além dos estilos, a sua urgência na aplicação. Você paga a mais pelo piso vinílico clicado, mas é só colocar e usar. Isso difere do colado, que se espera secar.

Vinílico Colado: Prós E Contras

Já o piso vinílico colado começa suas vantagens na adaptação ao estilo e formato da casa. Ele está presente em uma variedade maior de cores, texturas e, principalmente, tipos, como réguas, placas e mantas. Como para fixar, você usa um adesivo especial, é simples de aplicá-lo. Além disso, é mais barato.

Uma desvantagem é a menor resistência à umidade em comparação ao clicado. Sem os cuidados devidos, ele pode começar a descolar.

Nada impede que você retire, seque e cole novamente ou reponha, claro. Mas pode ser um incômodo que você queira evitar.

Por fim, o seu maior problema é a espera na instalação. Para que haja tempo de a cola secar apropriadamente, você deve esperar no mínimo sete dias. Se você estiver reformando a casa enquanto habita ela, isso poderá ser um problema para você.

Fonte:  https://casa.abril.com.br/construcao/piso-vinilico-colado-clicado-quais-sao-diferencas/

faça um orçamento sem compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.

Manutenções Elétricas Residenciais e Industriais

Revisão de instalações elétricas reduz consumo de energia

Além da economia na conta de luz, o serviço proporciona maior segurança ao usuário e ao patrimônio Não há dúvidas de que o avanço da tecnologia e o maior poder aquisitivo da população brasileira transformaram a forma de consumir energia. Uma casa, por exemplo, dimensionada há vinte anos para um chuveiro e uma geladeira, precisa hoje

Leia Mais »

Dicas para personalizar Fachadas: o cartão de visita de qualquer residência

Confira neste guia 7 materiais utilizados para revestimento externo, além de suas vantagens, aplicações e inspirações. As fachadas merecem o mesmo cuidado e planejamento do projeto de interiores para garantir sintonia e uma boa transição entre o ambiente externo e o interno. Fale conosco PEDRA A utilização de pedras como revestimento de fachadas é uma

Leia Mais »

A importância da proteção passiva contra incêndio em forros

A importância da proteção passiva contra incêndio em forros Na proteção passiva contra incêndio, os forros são considerados mais um revestimento, juntamente com estruturas de suporte, fixações e outros materiais de isolamento. Geralmente, comete-se o erro de não considerá-lo como um elemento estrutural, mas como uma superfície que oculta a parte inferior da estrutura da

Leia Mais »

Prestação de Serviços de Mão-de-obra em Condomínios

Serviços em Condomínios PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DEMÃO-DE-OBRA PARA CONDOMÍNIOS, LOTEAMENTOS, CHÁCARAS E SÍTIOS Instalações e manutenções A ESTIMATE garante o serviço de instalações e manutenções para condomínios com qualidade, eficiência e profissionalismo, aliado ao custo-benefício. Prestação de Serviços de obra que exigem a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) reparos e Reformas Somos especializados

Leia Mais »

Outono: A Melhor Época Do Ano Para Podar Cercas Vivas

Qual mês para poda de árvores? Quando pensamos no outono, a primeira imagem que vem a nossa cabeça é a de folhas secas e amareladas caindo dos galhos das árvores. Mas esse é também o período, segundo especialistas, mais favorável para podar e adubar as plantas. Pode podar no inverno? A poda de Inverno é

Leia Mais »
Rolar para cima