A importância da pintura para a manutenção do patrimônio nas empresas e indústrias

 A pintura de parques industriais é uma prática necessária para preservar a integridade completa das diferentes estruturas e maquinários.

A pintura de parques industriais é uma prática necessária para preservar a integridade completa das diferentes estruturas e maquinários. A maior parte dos equipamentos de uma indústria é composta pelo aço, uma liga que concentra 95% de ferro em sua composição. Esse metal oferece diversos benefícios para os processos industriais, como alta durabilidade, resistência, maleabilidade, condutividade térmica, entre outros. Em contrapartida, o aço oxida facilmente quando exposto às condições climáticas. No tanto, esse obstáculo é facilmente superado com a realização da pintura industrial. A prática é, comprovadamente, a forma mais eficaz de proteger o aço contra a corrosão. Logo, é o meio mais empregado no mundo. Confira em seguida os fatores que determinam a vital importância da realização da pintura industrial:

 

  • Proteção: como dito anteriormente, a principal função da pintura industrial é a proteção contra a oxidação. A luz do sol, a umidade a chuva e outros fatores climáticos são extremamente agressivos contra o aço. A pintura dos parques industriais impermeabiliza e evita que as estruturas e o maquinários sofram corrosão e degradação de forma eficiente
  • Custo-benefício: por mais que haja um investimento considerável na compra de tintas e, possivelmente, na contratação de uma equipe especializada, as pinturas industriais são de vital importância para que os maquinários tenham sua integridade preservada por um longo tempo. A prática aumenta a vida útil das estruturas e evita trocas constantes de peças, pois a pintura torna-as resistentes.
  • Estética e sinalização: além do benefício estrutural, a pintura oferece, obviamente, um benefício estético. Empresas podem aplicar suas identidades visuais ao parques industriais e torná-los mais amigáveis e dinâmicos. Através de sinalizações, esses espaços oferecem mais usabilidade e tornam-se mais intuitivos. O papel comunicativo da pintura é extremamente importante para otimizar processos de segurança. O uso das cores é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para designar diferentes significados. Por exemplo, o vermelho identifica equipamentos de combate a incêndio, o amarelo indica “atenção” para uso em parapeitos, faixas de circulação,  diferenças de nível no piso, etc.

Faça Um Orçamento Sem Compromisso!

Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.
Rolar para cima